EDC

A Secretária de estado da modernização administrativa inaugurou em Silvares o primeiro de cinco balcões do cidadão que vão abranger todo o concelho e que segundo Paulo Fernandes vão também abrir portas "nas próximas semanas".

A começar pelo balcão único do cidadão no edifício dos paços do concelho. “Os outros quatros estão distribuídos pela geografia do nosso concelho tendo como critério as nossas vilas, Silvares, Alpedrinha e Soalheira, e depois os Três Povos para servir aquela zona do nosso concelho, diminuindo assim a distância da população para resolver um leque de questões que já hoje funcionam on line”.
O balcão do cidadão de Silvares vai servir não só a vila mas toda a zona do pinhal e abre portas a partir desta semana, de segunda a sexta-feira, no rés-do-chão do antigo edifício da junta de freguesia “neste espaço será possível ter acesso a inúmeros serviços da administração central, local e entidades privadas que prestam serviços públicos, neste espaço será possível, por exemplo, tratar de assuntos como a carta de condução, solicitar senhas ou cadernetas prediais, apresentar despesas da ADSE, tratar de assuntos de formação profissional, alterar morada do cartão de cidadão, entre outros”. Carina Batista, presidente da junta de freguesia de Silvares que aproveitou o momento para lembrar que à semelhança do balcão, também na área da saúde, um polo concentrado em Silvares resolveria o problema da dificuldade de acesso de toda a zona do pinhal aos cuidados de saúde primários.

O balcão de Silvares e um dos 400 protocolados com a secretaria de estado da modernização administrativa que vai investir na rede nacional de balcões do cidadão mais de três milhões de euros, financiados pelo programa Compete. Para a secretária de estado da modernização administrativa esta aposta tem-se revelado muito positiva, sobretudo pela proximidade que estes espaços proporcionam aos cidadãos “estamos neste momento a alargar estes serviços, estamos a pensar alargar à justiça e à saúde”.

Paulo Fernandes aproveitou para recordar que no âmbito da CIM das Beiras e Serra da Estrela vão começar a funcionar ainda este Verão, as 15 unidades móveis de saúde e cidadania “é um projecto pioneiro que junta um balcão móvel de cidadão com uma unidade móvel de saúde, podendo aumentar a capilaridade do nosso território, sobretudo nas zonas ainda mais interiores do nosso interior.”

Por Paula Brito a 12/02/2017 in Radio Cova da Beira

Consulte a lista de Serviços